Artigo

Vida saudável para combater as varizes

Uma vida saudável é composta basicamente de boa alimentação, exercício físico, ingestão de água, fazer exames de rotina, manter boas relações, ter satisfação no trabalho, ter lazer e momentos de repouso. Isto porque a definição de saúde pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é “estado de completo bem-estar físico, mental e social”.

As estatísticas apontam que no Brasil, 18% das pessoas tem varizes, e a maioria delas é mesmo do sexo feminino.

O que isto tem a ver com as varizes é que a simples mudança de hábitos de forma global pode reduzir este efeito.

 

 

O que são varizes?

As varizes consistem em um defeito nas válvulas venosas, as quais são vasos por onde o sangue retorna para o coração, tal defeito se trata de uma hiperelasticidade, o que faz com que os vasos fiquem muito dilatados, perdendo sua função, não conseguem fazer  o sangue retornar, de forma que haja acúmulo de sangue naquele vaso, podendo gerar inchaço e refluxo, o que dá o aspecto das varizes.

Além do desconforto estético, as varizes podem desencadear doenças do sistema circulatório, devido ao sangue ficar acumulado, podem provocar dores, inchaço, cãibras.

Para evitar e amenizar estes efeitos, é preciso apostar em uma vida saudável, como já foi falado, mas principalmente nos aspectos alimentares e na quebra do sedentarismo.

 

 

Alimentação saudável para combater as varizes

Ter uma alimentação balanceada ajuda no controle do peso e só isso já causa um efeito enorme na prevenção das varizes. Mas há alguns alimentos específicos que também ajudam, como acerola, laranja, cenoura, goiaba e amora. A vitamina C auxilia no fortalecimento do tecido que reveste os vasos. Abacaxi é uma fruta que oferece bromelaína, que ajuda na funcionalidade de quebrar a proteína fibrina, que se deposita no interior dos vasos dificultando o retorno do sangue.

Há também alimentos a serem evitados porque podem causar congestionamento na circulação, piorando os efeitos das varizes. Veja:

  • Frituras;
  • Carnes gordurosas;
  • Laticínios;
  • Manteigas;
  • Banhas;
  • Açúcar branco;
  • Embutidos (linguiça, salsichas, presunto, etc).

 

 

Exercícios x sedentarismo e as varizes

A atividade física estimula um hormônio chamado elastina, que proporciona mais elasticidade aos músculos, ligamentos, nervos, vasos sanguíneos e outros tecidos, por isso, desde já contribui com a prevenção e com o combate às varizes.

Outro benefício de se exercitar é que melhora a circulação, o coração e torna mais forte e com isso o bombeamento fica mais intenso tanto no transporte inicial como no retorno.

A quebra do sedentarismo também melhora o controle do peso, pois quanto maior a taxa de gordura corporal, maiores as chances de desenvolver doenças no sistema circulatório, podendo até evoluir para trombose, por exemplo.

ATENÇÃO: Apesar da atividade física oferecer muitos benefícios, quem sofre com as varizes precisa tomar cuidados, começando a atividade de forma mais leve e, somente e forma gradual ir aumentando a frequência, a intensidade, a carga.

 

 

Outros hábitos para combater as varizes

  • Não utilizar salto alto com tanta frequência;
  • Não fumar;
  • Rever o uso de anticoncepcional;
  • Usar meias de compressão;
  • Deitar com as pernas para cima;
  • Beber muita água;
  • Mudar de posição (ex: no trabalho, no sofá);
  • Consultar um médico.

Dra. Juliana Toma

Médica Dermatologista - CRM-SP 156490 / RQE 65521 | Médica formada pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP-EPM), com Residência Médica em Dermatologia pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP-EPM), com Título de Especialista em Dermatologia. Especialização em Dermatologia Oncológica pelo Instituto Sírio Libanês. Fellow em Tricologias, Discromias e Acne pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Pós-Graduação em Pesquisa Clínica pela Harvard Medical School – EUA. Ex-Conselheira do Conselho Regional de Medicina (CREMESP). Coordenadora da Câmara Técnica de Dermatologia do CREMESP (2018-2023).

Deixe o seu comentário