Independente do tipo de mancha, é fundamental evitar receitas caseiras, pois elas podem agravar o problema e tornar o clareamento ainda mais difícil. O primeiro passo é buscar um dermatologista para avaliar a natureza da mancha e a partir daí definir o seu tratamento.
A Clínica de Dermatologia Dra. Juliana Toma tem experiência em Tratamento para Manchas no rosto em São Paulo.
Dra. Juliana Toma
Médica dermatologista, com Residência Médica pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP-EPM).
Especialização em Dermatologia Oncológica pelo Instituto Sírio Libanês. Fellow em Tricologia, Discromias e Acne pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Pós-Graduação em Pesquisa Clínica pela Harvard Medical School – EUA
CONHEÇA A EQUIPEEm geral, manchas mais recentes são mais fáceis de serem tratadas. Já aquelas que estão a mais tempo podem exigir um pouco mais de atenção. Independente do tempo de ação, é importante identificar a causa e a partir daí definir as terapias mais interessantes para cada caso.
Principais tipos de manchas que afetam o rosto
- Melasma – São as manchas amarronzadas que surgem com caráter simétrico em ambos os lados da face, geralmente nas maçãs do rosto, testa e região T.
- Sardas – Popularmente chamadas de sardas, os efélides são manchas de tom amarronzado que surgem em pessoas de pele mais clara, sobretudo as ruivas.
- Manchas senis – São manchas escuras que surgem com a idade, geralmente após os 40, mas podem vir antes dependendo dos hábitos da pessoa.
- Melanose – São manchas de tons um pouco mais escuro que a da pele normal que surgem também nas mãos e outras áreas expostas ao sol.
- Manchas de acne – Surgem após o processo inflamatório da acne.
- Dermatite – Manchas vermelhas que descamam são sinais de dermatite. Trata-se de uma inflamação com diferentes origens.
- Melanoma – É um tipo de mancha mais alta, irregular, que muda de cor, tamanho ou formato em pouco tempo.
Tratamentos para manchas no rosto
- Dermocosméticos: Os dermocosméticos são os produtos vendidos em farmácias e lojas especializadas em estética. Apesar da facilidade em adquiri-los, é importante que só sejam administrados com orientação médica.
- Peeling: O peeling pode ser químico ou físico. Ambos têm a mesma finalidade: realizar a esfoliação das camadas mais superficiais da pele.
- Laser: O laser é indicado para diferentes tipos de manchas, rugas e cicatrizes. Existem diferentes tipos, como o fracionado, Q-Switched, Yag de Pulso Longo, entre outros. O objetivo é semelhante em todos eles: atingir os melanócitos e uniformizar os tons de pele.
- Luz pulsada: A luz pulsada é parecida com o laser. O que muda é o comprimento de onda, mas os resultados são bem parecidos. O feixe de luz emitido pelo aparelho quebra as células com hiperpigmentação, as quais são eliminadas no sistema linfático.
- Microagulhamento: O procedimento utiliza um aparelho especial, composto por micro cânulas (agulhas) que causam furos muito pequenos na região com manchas. Essas cânulas podem estar ou não preenchidas por ativos que promovem o clareamento direto, bem como a produção de colágeno novo, o que melhora o aspecto da pele.
Clínica localizada na região dos Jardins em São Paulo
Conta com estacionamento coberto no local com manobrista gratuito. Amplas instalações modernas. A clínica está pronta para receber seus pacientes de forma especial, e utilizar últimas tecnologias do mercado de maneira eficaz.
Agende uma consulta através do nosso WhatsApp
Dra. Juliana Toma – Médica Dermatologista pela Universidade Federal de São Paulo – EPM
Clínica no Jardim Paulista – São Paulo – SP