A foliculite é uma inflamação de pele que acontece no folículo piloso, estrutura responsável pela produção dos pelos.
Em geral, você pode utilizar um sabão anti-séptico para tratar essa inflamação, no entanto, se esse tratamento não resolver é necessário procurar um dermatologista.
A Clínica de Dermatologia Dra. Juliana Toma tem experiência no Tratamento para foliculite em São Paulo.
Dra. Juliana Toma
Médica dermatologista, com Residência Médica pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP-EPM).
Especialização em Dermatologia Oncológica pelo Instituto Sírio Libanês. Fellow em Tricologia, Discromias e Acne pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Pós-Graduação em Pesquisa Clínica pela Harvard Medical School – EUA
CONHEÇA A EQUIPEÉ muito raro o caso de complicação de foliculite, mas se isso ocorrer, a área inflamada ficará bem vermelha, surgirão lesões com pus amarelado no meio, a área ficará muito sensível e dolorida, e pode coçar bastante também.
Tratamentos para foliculite
Muitas vezes os casos leves se curam sozinhos, mas os persistentes ou até recorrentes precisam de um tratamento e esse tratamento vai depender do local e gravidade.
Se o problema aparecer na virilha ou nádegas, o tratamento pode ser feito com cremes para coceira e cremes antibióticos prescritos pelo médico.
Nas pernas, causado por bactérias, o tratamento é feito com cremes antibióticos e lavagem com sabão neutro e água morna.
Na barba o tratamento inclui a lavagem da área afetada com sabão neutro e aplicação de creme hidratante.
No tratamento do couro cabeludo é usado um shampoo antifúngico e antibiótico, dependendo da causa.
Alguns cuidados devem ser tomados, como lavar a área afetada com sabão neutro ou anti-séptico, o que for receitado pelo médico, de 2 a 3 vezes ao dia e secar bem sem esfregar e com uma toalha que só você usa.
Agende via WhatsApp sua consultaA foliculite é perigosa?
A foliculite não é particularmente perigosa, geralmente desaparece sem intervenção após uma semana.
A maioria dos efeitos da foliculite afeta apenas a aparência da pele e não leva a problemas internos ou complicações sérias. No entanto, há casos em que pode causar cicatrizes e perda de cabelo permanente. Isso é geralmente visto em casos em que uma parte mais profunda do folículo piloso é infectada.
Outras complicações que podem surgir quando a condição não é bem tratada incluem a formação de cistos ou abcessos, com alguns casos exigindo drenagem cirúrgica ou remoção de cisto quando eles começam a causar dor. Também pode levar à celulite ou à infecção das camadas mais profundas da pele.
Por causa das inúmeras condições que compartilham sintomas com a foliculite, a precisão é de extrema importância quando se trata de diagnóstico. Se a condição não sarar em alguns dias, considere visitar um profissional de saúde para fazer um check-up. Isso garantirá que você não seja afetado por nada mais grave.
Clínica localizada na região dos Jardins em São Paulo
Conta com estacionamento coberto no local com manobrista gratuito. Amplas instalações modernas. A clínica está pronta para receber seus pacientes de forma especial, e utilizar últimas tecnologias do mercado de maneira eficaz.
Agende uma consulta através do nosso WhatsApp
Dra. Juliana Toma – Médica Dermatologista pela Universidade Federal de São Paulo – EPM
Clínica no Jardim Paulista – São Paulo – SP