O eczema é um problema muito comum em todo o mundo. Estima-se que o distúrbio afete entre 5% e 20% das crianças do planeta e cerca de 2% dos adultos.
O quadro é marcado pelo aparecimento de alterações cutâneas com formações bolhosas na superfície da pele, que ao se romperem liberam líquido semelhante à água.
Quando o problema se torna crônico, ocorre ressecamento dessas feridas levando à formação de crostas. Além disso, há um considerável aumento da espessura da pele na região.
A Clínica de Dermatologia Dra. Juliana Toma tem experiência no Tratamento para Eczema em São Paulo.
Dra. Juliana Toma
Médica dermatologista, com Residência Médica pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP-EPM).
Especialização em Dermatologia Oncológica pelo Instituto Sírio Libanês. Fellow em Tricologia, Discromias e Acne pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Pós-Graduação em Pesquisa Clínica pela Harvard Medical School – EUA
CONHEÇA A EQUIPEAinda não há uma cura 100% eficaz para todos os tipos de eczema. Geralmente, os pacientes diagnosticados precisam encontrar formas de conviver bem com o problema após o seu diagnóstico.
O responsável por identificar e tratar este tipo de doença é o dermatologista, especialista em pele e conhecedor em profundidade deste órgão tão complexo.
Quais são os sintomas?
Em geral, o diagnóstico é predominante clínico, baseado na sintomatologia apresentada.
As grandes marcas do distúrbio são lesões avermelhadas, bolhas e crostas em sua fase crônica.
O quadro varia muito de acordo com o tipo de condição presente e o seu estágio. Veja abaixo os principais sintomas relacionados:
- Vermelhidão
- Pele mais clara ou escura que o seu tom normal
- Bolhas
- Descamação
- Coceira
- Crostas
- Inchaço
- Feridas
- Pele seca
Qual o tratamento recomendado?
Hidratação da pele: A hidratação é essencial à saúde do tecido cutâneo, e além de mantê-lo sempre belo, previne uma série de reações adversas.
Medicamentos: Os quadros de moderados a graves precisam ser tratados com medicamentos. Geralmente são prescritos anti-histamínicos por via oral, que modulam o processo inflamatório controlando os sintomas do eczema.
Pomadas: As pomadas são muito utilizadas no tratamento do eczema, em especial aquelas que contém cortisona ou esteroide em sua composição. Alguns cremes também podem ser indicados, neste caso a escolha depende do tipo de pele do indivíduo tratado.
Fototerapia: A fototerapia é indicada para casos mais graves, geralmente quando outras formas de tratamento não foram efetivas, pois este tipo de procedimento, representa uma maior probabilidade de efeitos colaterais. Quando realizada adequadamente, a terapia oferece muitos benefícios à saúde.
Imunobiológicos: Bem como a fototerapia, os imunobiológicos são indicados para casos mais avançados de eczema. O tratamento atua diretamente contra a inflamação, agindo sobre imunoglobulinas e interleucinas.
Clínica localizada na região dos Jardins em São Paulo
Conta com estacionamento coberto no local com manobrista gratuito. Amplas instalações modernas. A clínica está pronta para receber seus pacientes de forma especial, e utilizar últimas tecnologias do mercado de maneira eficaz.
Agende uma consulta através do nosso WhatsApp
Dra. Juliana Toma – Médica Dermatologista pela Universidade Federal de São Paulo – EPM
Clínica no Jardim Paulista – São Paulo – SP