A acne é uma condição cutânea comum que acontece quando os folículos capilares sob a pele ficam entupidos.
O óleo e as células mortas da pele tapam os poros, e surtos de lesões podem acontecer. Na maioria das vezes, as lesões ocorrem no rosto, mas também podem aparecer nas costas, peito e ombros.
A acne causa um grande desconforto estético, principalmente por atingir a região da face. Alguns pacientes chegam a ter vergonha de se socializar devido às máculas, tornando indispensável o maior conhecimento e a procura por um dermatologista.
Não é recomendado usar tratamentos caseiros, que não tenham eficácia comprovada ou que não sejam recomendados pelo dermatologista. Cada pessoa se comporta de forma diferente a um agente externo. Esses produtos podem irritar a pele, gerando reações alérgicas, manchas e ainda podem piorar o quadro.
A Clínica de Dermatologia Dra. Juliana Toma tem experiência no tratamento para acne em São Paulo.
Dra. Juliana Toma
Médica dermatologista, com Residência Médica pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP-EPM).
Especialização em Dermatologia Oncológica pelo Instituto Sírio Libanês. Fellow em Tricologia, Discromias e Acne pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Pós-Graduação em Pesquisa Clínica pela Harvard Medical School – EUA
CONHEÇA A EQUIPEA acne é uma doença que atinge pessoas de todas as idades, sendo mais comum durante a puberdade e no início da juventude. Algumas pessoas desenvolvem a doença mais tarde, entre os 20 e os 40 anos. O distúrbio varia em suas formas, e em casos mais graves, pode deixar cicatrizes, manchas e alterações na pele.
Tratamento para acne
- Agentes tópicos: São cremes, pomadas e géis receitados pelo dermatologista para controle da inflamação e irritação, como o ácido azeláico, que possui ação anti-inflamatória, e o ácido glicólico, com ação anti-inflamatória e antimicrobiana. Além deles, são recomendados o Ácido salicílico, Peróxido de benzoíla, clindamicina e os retinoicos.
- Remédios via oral: Entre eles estão a isotretinoína para reduzir a hiperatividade das glândulas sebáceas e antibióticos para tratar a infecção bacteriana e inflamação.
- Alguns desses medicamentos podem apresentar efeitos colaterais, a exemplo de ressecamento da pele, irritação, sensibilidade à luz (sobretudo a solar), vermelhidão, ardor ou queimação na pele. Daí a necessidade de acompanhamento dermatológico durante todo o tratamento.
- Laser: O laser Spectra é um dos mais indicados para o tratamento da acne e melhora consideravelmente o seu aspecto. O feixe de luz emitido pelo aparelho provoca o aquecimento da derme onde as glândulas sebáceas se alojam, assim é possível reduzir sua atividade e consequentemente as lesões.
- Luz pulsada: A luz pulsada é semelhante ao laser. O aparelho emite feixes de luzes policromáticas e não colimadas de forma orientada. No caso da acne é utilizada a luz verde ou vermelha. A luz verde elimina a bactéria causadora da inflamação, enquanto a vermelha combate a inflamação.
- Peeling químico: Consiste na aplicação de um ácido em baixas concentrações para promover o efeito esfoliante na pele. É indicado para tratar as cicatrizes causadas pela acne, dessa forma, são retiradas finas camadas superficiais da pele e em seu lugar “nascem” camadas revitalizadas, sem cicatrizes ou manchas.
Cuidados/prevenção da acne
Para auxiliar no tratamento ou prever novos casos, podem ser tomadas algumas atitudes simples:
– lave suavemente a pele uma ou duas vezes ao dia;
– não toque a pele com as mãos sujas;
– mantenha seu cabelo longe do rosto;
– use sabonetes ou loções específicas para reduzir o excesso de oleosidade da pele;
– quando sair ao sol, use filtro solar com FPS ideal para sua pele;
– ao suar, tome um banho assim que possível;
– lave seus cabelos assim que perceber excesso de oleosidade;
– evite usar gel, mousse, creme sem enxágue ou pomada de cabelo;
– não toque seu rosto com frequência;
– vista roupas leves, feitas com tecidos naturais como o algodão;
– não se exponha a óleos ou produtos químicos frequentemente;
– jamais esprema suas espinhas, pois isto agrava a inflamação.
– beba muita água, ela hidratará sua pele e eliminará as toxinas que poderão obstruir os poros;
– consuma alimentos ricos em vitamina A, que diminuem a produção excessiva de sebo. Fontes: salmão, cenoura, brócolis e espinafre;
– aposte nos alimentos ricos em zinco, pois eles possuem propriedades anti-inflamatórias e acalmam a pele irritada. Exemplos: castanha brasileira, ostra e gérmen de trigo;
– as vitaminas E e C também são importantes para o tratamento de acne. Elas são anti-inflamatórias, atuam na formação de colágeno e regulam a ação hormonal. Estão presentes em: frutas cítricas, mamão, acerola, batata-doce, azeite de oliva, abacate e folhas verdes, entre outros;
– alimentos ricos em selênio, como ovos, peixes, castanhas e gérmen de trigo atuam na melhora do aspecto da pele e os resultados podem ser vistos após doze semanas;
– modere o consumo de açúcar e carboidratos simples, evitando gorduras saturadas.
Clínica localizada na região dos Jardins em São Paulo
Conta com estacionamento coberto no local com manobrista gratuito. Amplas instalações modernas. A clínica está pronta para receber seus pacientes de forma especial, e utilizar últimas tecnologias do mercado de maneira eficaz.
Agende uma consulta através do nosso WhatsApp
Dra. Juliana Toma – Médica Dermatologista pela Universidade Federal de São Paulo – EPM
Clínica no Jardim Paulista – São Paulo – SP