Tire suas dúvidas sobre rugas

Rugas são linhas e depressões que se formam na pele com o envelhecimento. Com o passar dos anos as rugas começam aparecer. Assim os sinais de expressão ficam mais evidentes.

 

Neste período a pele fica mais fina e tem dificuldade em manter a elasticidade e a umidade, entretanto, existem alguns tratamentos que ajuda a retardar o aparecimento das rugas.

De qualquer forma as pessoas sentem-se incomodadas com as marcas de expressão, pois ela tem associação com o envelhecimento e maior parte do mundo tem medo em envelhecer.

O envelhecimento tem ligação com vários aspectos negativos como perdas, limitações e sofrimentos, portanto, existe uma imagem de padrão de beleza, e nela as rugas pode indicar uma idade mais avançada.

Em todo caso existem pessoas que sofrem com estas marcas primeiro que outras.

Entenda como é o processo de envelhecimento da pele e conheça dicas para prevenir e tratar as rugas e linhas de expressão.

      

 

Após os 35 anos (de acordo com os hábitos e a genética da pessoa), as rugas e linhas de expressão se tornam mais acentuadas, e o filtro solar e hidratante não são mais suficientes para suprir o que a pele precisa.

Sintomas do envelhecimento

tire suas duvidas sobre rugas

O envelhecimento da pele tem como sintomas, rugas mais finas, manchas do sol, ressecamento ocasionado pela menor produção de sebo, além das glândulas sebáceas assim como alterações na produção de elastina e colágeno, o que garante a redução da elasticidade e firmeza da pele.

No entanto, a idade que começa aparecer estes sintomas é relativa, pois isto varia conforme cada pessoa, já que algumas tem pele mais seca ou oleosa, fina ou grossa, além de genética e hábitos pessoais que influenciam, como desidratação, exposição solar, má alimentação, cigarro, cor e fototipo, já que as pessoas mais claras envelhecem mais rápido do que as que possuem pele escura.

Com perda da gordura, água e propriedade de sintetizar colágeno e elastina, isto influencia a pele, fazendo com que ela diminua sua capacidade de recuperação e fique desidratada, flácida e enrugada.

      

Tratamentos para Rugas

receitas caseiras rugas

 

Os tratamentos podem seguir várias linhas, mas varia conforme a necessidade de cada pele.

No geral a alternativa é estimular o organismo para ele conseguir produzir colágeno e elastina e também renovar a pele e trocar as células mortas e expor as novas.

O cuidado permite equilibrar, repor e manter a hidratação e nutrição da pele, assim como preencher as rugas com preenchedores provisórios, paralisar os músculos que formam as rugas ou então utilizar a remoção cirúrgica do excesso de pele que causa as rugas.

Geralmente os tratamentos são eficazes quando conseguem associar diversos procedimentos, já que eles permitem abranger os causadores e os agravantes das rugas.

 

Os processos eficientes no cuidado com as rugas são aqueles que conseguem associar todos os causadores e agravantes, portanto, os indicados são:

  • Tratamento de rugas;
  • Linhas e envelhecimento da pele;

 

Estes podem ser feitos através de procedimentos não cirúrgicos que são:

  • Laser de CO2 fracionado;
  • Radiofrequência (hooke);
  • Luz intensa Pulsada;
  • Indução Percutânea de colágeno;
  • Dermaroller;
  • Carboxiterapia;
  • Massagens;
  • Peelings;
  • Hidratação Facial;
  • Hidratação Corporal;
  • Nutrição Facial;
  • Preenchimentos de Ácido Hialurônico;
  • Aplicação de Botox;
  • Reidratação Subcutânea com Ácido Hialurônico;
  • Intradermoterapias específicas;

Eficácia do tratamento de rugas

rugas de expressao

 

 

Todos os tipos de tratamento necessitam de uma manutenção e uma disciplina de hábitos para que os resultados sejam eficazes e duradouros.

Diante disso, a melhora pode ocorrer imediatamente para os caso de preenchedores, com média de 5 a 7 dias, para toxina botulínica e depois de 3 meses nos casos de procedimentos que geram produção de colágeno na pele.

      

Contra indicações

No geral todos os tratamentos possuem indicações e contraindicações, por isto é importante procurar um profissional que possa avaliar e definir uma indicação de melhor tratamento conforme o seu caso.

Tratamentos alternativos

Receitas caseiras

A receita caseira pode funcionar, como o pepino aplicado, no entanto, elas englobam substâncias e nutritivos que funcionam como hidratação da pele, portanto, uma pele hidratada ajuda no rejuvenescimento.

      

Cremes

Atualmente existe uma variedade de cremes, alguns são eficientes, porém, não são milagrosos.

No geral os cremes ajudam na prevenção do envelhecimento e o tipo indicado depende do paciente, assim como suas manchas, flacidez, elasticidade, tonicidade da pele e as rugas.

      

Conclusão

No geral aqueles que buscam tratamentos alternativos para rugas, antes de qualquer decisão é importante ser influenciado por um profissional, já que a orientação e a realização por um especialista garante melhor resultado.

É extremamente importante escolher um profissional adequado, portanto, desconfie de preços baixos, escolha clínicas que apresentam aparelhos certificados pela ANVISA e nunca se esqueça de seguir corretamente as orientações do especialista, pois ajuda a evitar complicações, além de garantir resultados efetivos.

AGENDAMENTO ONLINE

Agende uma consulta através do nosso WhatsApp

Dra. Juliana Toma – Médica Dermatologista pela Universidade Federal de São Paulo – EPM

Clínica no Jardim Paulista – Al. Jaú 695 – São Paulo – SP

Agende uma Consulta e saiba mais sobre os tratamentos e protocolos estéticos mais indicados para potencializar suas características naturais.

Dra. Juliana Toma

Médica Dermatologista - CRM-SP 156490 / RQE 65521 | Médica formada pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP-EPM), com Residência Médica em Dermatologia pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP-EPM), com Título de Especialista em Dermatologia. Especialização em Dermatologia Oncológica pelo Instituto Sírio Libanês. Fellow em Tricologias, Discromias e Acne pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Pós-Graduação em Pesquisa Clínica pela Harvard Medical School – EUA. Ex-Conselheira do Conselho Regional de Medicina (CREMESP). Coordenadora da Câmara Técnica de Dermatologia do CREMESP (2018-2023).

Deixe o seu comentário