Pomada para acne: conheça os principais tipos e indicações de uso

A acne afeta muitas pessoas em todo mundo, principalmente na adolescência. Contudo, não há limite de idade e qualquer pessoa pode sofrer com os cravos e espinhas ao longo da vida. Dentre os diversos tratamentos disponíveis, as pomadas para acne são uma boa alternativa. Porém, elas devem ser usadas com cuidado e sob prescrição médica. Para saber tudo sobre a acne, clique aqui e veja nosso guia definitivo!

Ficou curioso(a) e quer conhecer mais sobre as principais pomadas para acne? Leia o conteúdo a seguir e confira mais informações.

O que são as pomadas para acne?

As pomadas para acne servem como uma ótima opção de tratamento tópico – e elas podem ajudar a reduzir a inflamação e a produção de sebo na pele, além de matar as bactérias ali presentes. Algumas pomadas comuns para acne incluem ácidos ou, a depender do caso, até mesmo antibióticos.

Quais são as principais pomadas para acne?

pomadas para acne

Atualmente, existem diversos tipos de pomadas para acne. Abaixo, confira um pouco mais sobre cada uma delas e suas características.

Pomada de ácido salicílico

A pomada de ácido salicílico é um tratamento tópico comumente usado para ajudar a tratar a acne. O ácido salicílico é um ácido beta-hidroxi que atua como um agente comedolítico, dissolvendo o excesso de sebo e ajudando a clarear os cravos. Além disso, também pode ajudar a reduzir a inflamação e matar as bactérias na pele.

A pomada de ácido salicílico é geralmente aplicada uma ou duas vezes ao dia após a limpeza da pele. É importante seguir as instruções de uso exatas para evitar irritação ou outros efeitos colaterais desagradáveis. 

Pomada de peróxido de benzoíla

A pomada de peróxido de benzoíla é outro tratamento tópico para ajudar a tratar a acne. Ele é um agente antisséptico que ajuda a matar as bactérias na pele e reduzir a inflamação. O princípio ativo também pode ajudar a clarear manchas escuras na pele.

Tenha em mente que algumas pessoas podem ter reações adversas à pomada de peróxido de benzoíla – incluindo vermelhidão, descamação e coceira na pele. Se isso ocorrer, é importante parar de usar a pomada e conversar com um médico ou profissional de saúde o quanto antes.

Pomada de ácido retinóico

A pomada de ácido retinóico é um tratamento derivado da vitamina A. Este é um ácido que atua como um agente esfoliante e regulador da produção de sebo na pele – ajudando a reduzir a inflamação, clarear manchas escuras e melhorar a textura da rosto.

A pomada de ácido retinóico é geralmente aplicada uma vez por dia, no horário da noite, logo após a limpeza da pele. Ademais, é importante usar uma proteção solar diária enquanto estiver usando a pomada, pois ela pode aumentar a sensibilidade da pele aos raios do sol.

Pomadas com antibiótico

Os antibióticos tópicos são uma forma comum de tratamento da acne. Eles são aplicados diretamente na pele afetada e ajudam a manter as bactérias que causam a inflamação e as espinhas longe dali. Os antibióticos tópicos mais comuns usados no tratamento da acne incluem a clindamicina e a eritromicina.

A clindamicina é um antibiótico que inibe o crescimento das bactérias na pele. Na maioria das vezes, é encontrada em géis, cremes ou soluções tópicas. A eritromicina, por outro lado, é encontrada em cremes ou loções e age matando diretamente as bactérias na pele.

Mais uma vez, se mesmo com o uso dos medicamentos tópicos a acne persistir (ou piorar), é importante conversar com um médico ou profissional de saúde para avaliar outras opções de tratamento, incluindo o uso de antibióticos orais, terapia hormonal ou terapia de pele.

Gel secativo

O gel secativo não é uma pomada na mesma consistência dos produtos citados, mas tem uma leveza e ingredientes diferenciados. Pode ser usado como ajuda para diminuir as espinhas inflamadas, mas não é um tratamento preventivo. Ele contém ingredientes que ajudam a secar e reduzir as espinhas e cravos, reduzindo a inflamação e ajudando a prevenir a formação de novas espinhas. O gel secativo geralmente contém álcool, peróxido de benzoíla ou outros ingredientes que ajudam a matar as bactérias na pele e secar o excesso de oleosidade.

Como usar uma pomada para acne?

As pomadas para acne geralmente são aplicadas uma ou duas vezes ao dia após a limpeza da pele. Para uma maior clarificação, siga o que foi informado pelo seu médico de confiança – aquele que prescreveu o tratamento – e confira, com cautela, o que a bula sugere.

Quais cuidados devo tomar com as pomadas para acne?

Se você estiver usando qualquer tipo de pomada para acne, lembre-se de que deverá usar protetor solar com fator de proteção mais alto todos os dias, mesmo que não saia de casa ou se exponha ao sol. Isso evita possíveis manchas e irritações. 

Além disso, vale lembrar que, querendo ou não, as pomadas são medicamentos. Logo, não use sem ter orientação de um médico especializado. O uso indevido das pomadas pode causar irritação ou até mesmo piorar o quadro da situação.

Está pensando em usar as pomadas para acne? Antes disso, marque uma consulta com um dermatologista e tenha orientação especializada.

tipos pomada acne

As pomadas para acne são tratamentos eficientes e seguros, como pudemos ver ao longo do artigo. Contudo, ainda são medicamentos e não devem ser usados sem orientação e prescrição médica. Para saber tudo sobre a acne e quando cada tratamento é indicado, clique aqui e veja nosso artigo completo.

Se você está sofrendo com a acne e quer melhorar, além de ter orientação para o uso correto das pomadas, cuide da sua pele com quem é especialista. Marque a sua consulta! Os contatos estão aqui no site.

E, para mais artigos com base científica sobre cuidados com a pele, continue acompanhando o blog!



Deixe o seu comentário