Saw palmetto é uma planta usada como suplemento medicinal. De origem americana, a espécie cresce até 3 metros de altura e tem a ponta do caule cheia de folhas pontudas distribuídas em um formato que lembra um leque.
Por sua vez, a fruta que cresce no saw palmetto tem cor preta-azulada, semelhante a uma amora. Dentre os benefícios da planta está sua propriedade anti-inflamatória, anti-androgênica e antidiurética.
No Brasil, a planta costuma ser usada para combater a queda de cabelo, impotência sexual e aumento benigno da próstata.
Sendo assim, saiba mais sobre a planta, benefícios e contraindicações, no decorrer deste artigo:
Benefícios do Saw palmetto
Melhora o funcionamento do sistema urinário
Diversos problemas no trato urinário ocorrem devido ao aumento benigno da próstata. Por sua vez, esta condição gera redução no fluxo de urina e produz consequências, como dores ao urinar e incontinência.
Nesse sentido, algumas pesquisas apontam que consumir 320 mg de saw palmetto diariamente traz benefícios para quem lida com problemas relacionados ao sistema urinário.
Além disso, as pesquisas demonstram que o suplemento da planta traz mais qualidade de vida e melhora as funções sexuais, aumentando a libido.
Reduz a Inflamação
Cientistas consideram que o saw palmetto possui uma atividade anti-inflamatória muito alta, excelente para combater algumas condições.
Dentre essas condições está a diminuição da inflamação do aparelho urinário e de outras partes do corpo.
Além disso, por apresentar uma coloração rica em pigmentos, a planta consegue aumentar os níveis de antioxidantes no organismo.
No entanto, este benefício carece de mais estudos e análises envolvendo seres humanos.
Previne a queda capilar
Uma das causas mais comuns para queda de cabelos são as mudanças ocorridas nos níveis hormonais do corpo.
Dessa forma, o saw palmetto é um suplemento indicado para quem procura um tratamento natural para queda de cabelo.
Uma pesquisa de 2016 provou que o saw palmetto ajuda a bloquear a atividade da enzima 5 -alfa-redutase, que consegue converter a testosterona em dihidrotestosterona, outro hormônio relacionado à perda capilar.
Neste caso, ingerir medicamentos derivados da planta melhora os sintomas da alopecia androgenética e da calvície, por exemplo.
Saúde da Próstata
A próstata é responsável pela produção de espermatozoides, estando localizada entre a bexiga e o pênis.
Sendo assim, estudos apontam que o consumo de saw palmetto pode promover a saúde da próstata, impedindo processos cancerígenos na região.
Equilibra os níveis de testosterona
A testosterona apresenta diminuição na sua produção à medida que o envelhecimento avança, fator que faz com que muitos homens tenham o desejo sexual reduzido após os 50.
Como o saw palmetto inibe a ação da 5-alfa-redutase, também consegue equilibrar a quantidade de testosterona no corpo.
Neste caso, o equilíbrio deste hormônio promove mais saúde para os homens e age como o finasterida, medicamento usado para prevenir a queda de cabelo masculina e feminina.
Reduz dores na região pélvica
A dor pélvica é uma dor caracterizada por ocorrências desagradáveis na região da pelve, que inclui os ossos do quadril e do cóccix.
Assim, o consumo de saw palmetto em conjunto de outros suplementos como licopeno e selênio é eficaz para combater a dor pélvica crônica, por exemplo.
Saw palmetto produz algum efeito colateral?
A planta é considerada um suplemento seguro, tanto é que é facilmente encontrada em farmácias de manipulação.
Entretanto, algumas pessoas apresentam efeitos colaterais após o uso do saw palmetto, que manifestam-se através de sintomas leves como:
- Constipação;
- Mau hálito;
- Tontura;
- Diarreia;
- Dor de cabeça;
- Fadiga;
- Vômito;
- Náusea;
- Irritação estomacal.
Além disso, o risco dos efeitos colaterais aumentam consideravelmente caso o suplemento esteja vencido ou adulterado.
Por isso, é necessário ter cuidado para evitar que a data de validade vença antes de usar todas as cápsulas.
Quem não pode tomar Saw palmetto
Como o Saw palmetto interage com hormônios como estrogênio e testosterona, pessoas diagnosticadas com câncer de mama ou de próstata devem consultar um médico antes de fazer o uso do suplemento.
Além disso, pessoas que utilizam anticoagulantes orais devem evitar a planta, pois ela aumenta o risco de sangramento e surgimento de coágulos.
O saw palmetto é contra-indicado para gestantes e crianças, pois não existem estudos seguros que apontem que a suplementação neste grupo não cause efeitos graves.
Dicas de uso
A suplementação de saw palmetto pode ser usada diariamente em até 3 anos. No entanto, caso a planta seja administrada na forma de supositório, não é aconselhável que o uso ultrapasse 30 dias ininterruptos.
As doses indicadas variam de 320 a 960 mg/dia. No caso de loção tópica, o produto deve ser aplicado na pele duas vezes ao dia, observando alguma alteração alérgica.
Caso esta ocorra, o uso deve ser suspenso. Por sua vez, os benefícios do Saw palmetto costumam ser perceptíveis após dois meses de uso.
Você encontra saw palmetto em cápsulas, loções (tratamento de eczema) ou na forma de extrato seco (chá) em drogarias e farmácias de manipulação.
Para que serve saw palmetto? Perguntas Frequentes
Como age o saw palmetto no organismo?
O Saw Palmetto atua na regulação de hormônios como a testosterona, sendo eficiente para tratar problemas sexuais, queda de cabelo, prevenção de câncer de próstata e doenças urinárias.
Como usar saw palmetto para próstata?
Você pode usar o suplemento 2 vezes ao dia em doses de 160 mg, para tratamento da hipertrofia prostática benigna. Recomenda-se o uso por pelo menos 3 meses para verificar os resultados.
Quem não pode tomar saw palmetto?
Saw palmetto é contra-indicado para mulheres grávidas, lactantes e pessoas com hipersensibilidade à planta. Além disso, pessoas com câncer e em uso de anticoagulantes devem evitar o uso.
Pode usar saw palmetto e finasterida ao mesmo tempo?
Apesar do saw palmetto ter um efeito parecido com a finasterida, não deve ser ingerido junto a outro bloqueador de DHT, como a Finasterida e a Dutasterida, por exemplo.
Qual o melhor horário para tomar saw palmetto?
Deve ser tomado preferencialmente após as refeições.
Quem deve tomar saw palmetto?
Saw palmetto é uma planta muito usada como suplemento em pessoas que sofrem com perda de cabelo e de problemas urinários.
AGENDAMENTO ONLINE
Agende uma consulta através do nosso WhatsApp
Dra. Juliana Toma – Médica Dermatologista pela Universidade Federal de São Paulo – EPM
Clínica no Jardim Paulista – Al. Jaú 695 – São Paulo – SP
Agende uma Consulta e saiba mais sobre os tratamentos e protocolos estéticos mais indicados para potencializar suas características naturais.