Atualmente é possível fazer a remoção dos pelos de inúmeras formas, por isto é possível usar no processo ceras (quente e fria), lâminas, linha, pinça, aparadores, cremes depilatórios, laser e outros produtos. Diante disso, cada técnica requer um tipo de cuidado, pois assim é possível que o procedimento depilatório não agrida a pele.
As pessoas que possuem os pelos encravados ou sofrem com irritação e manchas pode se livrar destes problemas de formas simples, basta tomar alguns cuidados especiais, assim é possível preservar a pele e ficar livre das lesões típicas desta prática.
Cuidados logo após a depilação
Embora a depilação não seja nada a temer, na verdade deixa a pele em um estado sensível, pelo menos por um tempo (de 24 a 36 horas aproximadamente).
Durante esse período, é preciso aplicar algumas dicas de cuidados para acalmar a pele e preservar os resultados da depilação.
Da mesma forma, você deve evitar outras coisas para minimizar o risco de possíveis problemas de pele, como pêlos encravados, infecções bacterianas, erupções cutâneas, coceira, vermelhidão e cicatrizes
Os sinais de irritação ou infecção, pequenos inchaços vermelhos, podem aparecer imediatamente após a depilação, ou também podem aparecer até uma semana após a depilação como resultado de dermatite, reação alérgica ou irritação geralmente causada por produtos químicos, foliculite, que ocorre quando folículos pilosos foram danificados e infectados, e pêlos encravados, quando o cabelo volta para o folículo, causando um inchaço doloroso com aparência de espinha.
Dicas e cuidados especiais para depilação
Hidratantes
Para quem for fazer a depilação não é recomendado utilizar os cremes hidratantes antes do processo, principalmente se a depilação for feita com cera.
Quem tem o costume é preciso saber que a hidratação pode amolecer os pelos, por isto, atrapalha a remoção. Diante disso, o correto é não usar nenhum produto antes e também depois da extração.
Roupas apertadas
As roupas apertadas no local da inflamação também atrapalham, por isto, evite usar estas peças. Normalmente as regiões mais sensíveis sofrem mais, como os locais que possuem dobras, como virilha, axila e nuca. Nestes locais o pelo tem tendência a voltar na pele e encravar ao invés de crescer.
Lâmina
Para os adeptos a lâmina seja os homens e mulheres, quando for fazer a barba ou raspar os pelos, a alternativa é fazer durante o banho, pois o calor do chuveiro ajuda a abrir os poros e como consequência ajuda na remoção dos pelos.
Foliculite
Para os casos onde a foliculite já se formou, é importante não cutucar com a unha, pinça ou outro objeto. O correto é lavar o local com água morna e utilizar sabonete neutro e passar uma pomada antibiótica no local, como o Nebacetin, conforme indicação de especialista como um médico dermatologista.
Pós-depilatório
O processo pós-depilatório também é importante, por isto o cuidado também se aplica, portanto, conforme especialistas, o uso de óleos ou cremes pode causar inflamação dos poros (foliculite), pois os poros ainda estão abertos.
Depilação masculina
Além das mulheres, os homens também são adeptos a remoção dos pelos, como cera e laser. Entretanto, alguns usam a lâmina, por isto também é preciso tomar alguns cuidados.
Os pelos no pescoço costuma nascer sem direção, por isto, é comum que os homens passem as lâminas várias vezes no lugar e como consequência, agride e inflama a pele.
Para que isto não aconteça o ideal é usar um creme de barbear que seja espesso, assim é possível diminuir o atrito entre a lâmina e a pele. Além disso, uma alternativa é fazer a barba no chuveiro, pois com o calor é possível abrir os poros e facilitar a remoção dos pelos.
Outra dica dos especialistas, para os homens que possuem a pele sensível é indicado usar um pós-barba sem álcool, com ingredientes calmantes e descongestionantes. Mas caso já tenha a foliculite o recomendado é não cutucar e lavar o local com água morna, sabonete neutro e tratá-lo com uma pomada antibiótica (conforme indicação médica).
Use roupas folgadas para evitar atrito e irritação. Evite produtos perfumados, loções e cremes, que podem irritar a pele sensibilizada. Evite atividade excessiva por 24 horas após a depilação.
AGENDAMENTO ONLINE
Agende uma consulta através do nosso WhatsApp
Dra. Juliana Toma – Médica Dermatologista pela Universidade Federal de São Paulo – EPM
Clínica no Jardim Paulista – Al. Jaú 695 – São Paulo – SP
Agende uma Consulta e saiba mais sobre os tratamentos e protocolos estéticos mais indicados para potencializar suas características naturais.