Se antes as argilas eram encontradas apenas em lojas especializadas em produtos naturais e nas clínicas, hoje podem ser adquiridas em farmácias e até no comércio local. Tamanha facilidade permitiu uma maior popularidade.
Leia também: Clareamento de Virilha: Conheça as principais opções de tratamento
Não é de hoje que a argila é usada para diferentes fins estéticos. Presente em muitos procedimentos realizados nas clínicas de estética e nos cuidados em casa, os tratamentos envolvendo as argilas ganharam destaque entre os criadores de conteúdo de beleza. Mas é possível fazer clareamento de virilha com argila?
Continue lendo o post, saiba a resposta, as propriedades da argila, entre outras informações para quem quer se aprofundar no tema. Acompanhe.
É possível fazer o clareamento de virilha com argila?
Sim, a argila tem propriedades capazes de uniformizar o tom de pele da virilha escura em relação ao tom natural. Além disso, os tratamentos atuais permitem adicionar outros componentes na argila que vão potencializar seus efeitos.
Em geral, as argilas terapêuticas possuem as seguintes propriedades que auxiliam no clareamento:
- Poder desintoxicante – remove células mortas e facilita a renovação celular, dessa forma as células novas não apresentam a hiperpigmentação característica das manchas nas virilhas;
- Limpeza profunda – age como um esfoliante natural que também favorece a renovação celular e a formação de novas camadas de pele;
- Clareamento – a desintoxicação aliada a limpeza profunda auxilia a remoção das camadas externas mais escuras da pele;
- Pode cicatrizante – auxilia a reduzir a inflamação da pele.
Cuidados para fazer o clareamento de virilha com argila
O procedimento deve ser feito por um profissional. Apesar de existirem muitas receitas caseiras, nem sempre os ingredientes são adequados ou possuem a dosagem ideal para trazer os resultados esperados.
O dermatologista vai inicialmente avaliar as manchas da virilha, se for necessário, solicitar exames para detectar se há alguma condição associada e a partir daí definir uma abordagem para clarear a virilha.
A argila é indicada em casos mais simples, quando a pele não está muito escurecida ou se for uma preferência do paciente por um método mais natural. Em casos mais graves outros procedimentos são mais eficientes, a exemplo do laser.
Quais os demais benefícios da argila para a pele?
Cada cor de argila é indicada para um ou mais fins. Vamos aos principais benefícios de cada:
Argila verde
A argila verde faz parte do grupo argilomineral montmorilonita. É a mais comum das argilas, composta de vários elementos, a exemplo do óxido de ferro, que lhe dá a cor característica. Também é rica em magnésio, cálcio, potássio, alumínio, cobre, zinco, cobalto selênio, entre outros nutrientes.
Possui ação tonificante, estimulante, secativa, anti bactericida, cicatrizante e analgésica, o que a torna ideal para o clareamento de pele com manchas de sol, hiperpigmentação da virilha, melasma, cotovelos e pés encardidos.
Argila branca
A argila branca é rica em alumínio, o que torna seu pH muito próximo ao da pele. Também possui em sua composição, ferro, boro, cálcio, enxofre e potássio. Apresenta ação cicatrizante, absorve a oleosidade em excesso da pele, reduz gordura localizada e repõe a massa capilar.
É comumente usada para o preparo da pele para maquiagem, redução de rugas, linhas de expressão, clareamento, tratamento da acne, entre outros tratamentos.
Argila Cinza
A argila cinza é composta em alumínio, silício, titânio, além de ter em sua composição potássio, cálcio, enxofre, ferro e boro. Possui propriedades antioxidantes, ideais para o combate a cravos e espinhas, é esfoliante, antioxidante natural para retardar os efeitos do envelhecimento.
Argila Preta
A argila Preta é rica em óxido de alumínio e óxido de silício. É bastante usada para promover a regeneração da pele, redução de linhas de expressão, rejuvenescimento de pele e clareamento de manchas.
Argila Amarela
Os principais componentes da argila amarela são o silício e o alumínio. Juntos trazem uma série de benefícios à pele, como combate ao envelhecimento cutâneo, flacidez, promove a renovação do colágeno, ativa a circulação e reduz o inchaço no corpo.
Argila Vermelha
A argila vermelha é formada por sílica (SiO2), titânio, potássio, óxido de ferro, óxido de alumínio, quartzo, carbonato, entre outros minerais. É indicada para pessoas com pele sensível para hidratar, reduzir a oleosidade, prevenir linhas de expressão, além de seu efeito cicatrizante.
Perguntas frequentes
O uso da argila envolve algumas dúvidas. Entre as principais podemos destacar:
Qual a melhor cor de argila para clareamento da virilha?
Toda argila pode contribuir com o clareamento da virilha, principalmente quando associada a outras terapias, como o uso de cremes, peeling, pomadas, laser, etc, no entanto as cores mais indicadas para o clareamento são a branca, preta, cinza, vermelha e verde.
Quanto tempo a argila age no rosto?
Os tratamentos duram em média de 20 a 40 minutos, dependendo do tipo de argila, seu objetivo e o grau de gravidade das manchas.
Quanto tempo demora para clarear a virilha com argila?
O tempo varia de acordo com a gravidade das manchas e como o organismo responde ao tratamento, no entanto, já na primeira sessão é possível notar a mudança da área escurecida.
Posso seguir receitas caseiras?
Não é dermatologicamente indicado seguir receitas da internet,pois nem sempre a pele está preparada para receber aquela substância, por isso só recorra a procedimentos prescritos por profissionais.
Leia também: Clareamento de Virilha: Conheça as principais opções de tratamento
AGENDAMENTO ONLINE
Agende uma consulta através do nosso WhatsApp
Dra. Juliana Toma – Médica Dermatologista pela Universidade Federal de São Paulo – EPM
Clínica no Jardim Paulista – Al. Jaú 695 – São Paulo – SP
Agende uma Consulta e saiba mais sobre os tratamentos e protocolos estéticos mais indicados para potencializar suas características naturais.
Clínica localizada na região dos Jardins em São Paulo
Conta com estacionamento coberto no local com manobrista gratuito. Amplas instalações modernas. A clínica está pronta para receber seus pacientes de forma especial, e utilizar últimas tecnologias do mercado de maneira eficaz.
Dra. Juliana Toma
Médica dermatologista, com Residência Médica pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP-EPM).
Especialização em Dermatologia Oncológica pelo Instituto Sírio Libanês. Fellow em Tricologia, Discromias e Acne pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Pós-Graduação em Pesquisa Clínica pela Harvard Medical School – EUA
CONHEÇA A EQUIPE