O colágeno, termo derivado do grego (Kolla = cola e geno = produção) é o composto de maior importância para a pele.
Estruturalmente, é uma proteína fibrosa e insolúvel que contêm na sua molécula básica três cadeias polipeptídicas, sendo cada uma composta por mais de 100 aminoácidos (glicina, prolina, lisina, hidroxilisina, hidroxiprolina e alanina), entrelaçadas, formando uma estrutura helicoidal.
Sua principal função é contribuir para a integridade estrutural da matriz extracelular ou ajudar a fixar células na matriz.
Ele é importante na manutenção e regeneração da pele, ossos, cartilagens e da própria matriz extracelular, cujo colágeno é o principal componente. Sua deficiência no corpo humano pode gerar uma série de doenças graves.
Com o decorrer do tempo, no entanto, a produção de colágeno diminui, notando-se no início da fase adulta uma deficiência dessa substância, sendo necessária sua suplementação.
O colágeno representa entre 25% e 30% das proteínas totais do organismo, tendo alguns tipos mais abundância que outros.
Dentre os diversos tipos, alguns tem maior importância, sendo o mais presente no organismo é o colágeno tipo I, que representa cerca de 80% do colágeno do corpo humano.
Colágeno Tipo I
É a proteína extracelular mais abundante, sendo responsável pela manutenção da resistência mecânica dos ossos. Esse tipo de colágeno é formado por fibras grossas com o agrupamento das fibrilas, sendo resistente a tensões, e é encontrado em ossos, dentes, tendões, pele, entre outros.
Costuma associar-se com colágenos III e V.
Colágeno Tipo II
Fibrilar, constitui fibras finas. Por ser hidrofílico (possui capacidade de se ligar com a água), funciona como uma esponja: quando pressionado, cede água, e volta à forma original quando a pressão cessa. É encontrado principalmente em cartilagens.
Por se comportar como uma espécie de mola, permite aguentar pesos e gerar impulsos. Um exemplo disso é a articulação dos joelhos.
Associa-se com o colágeno tipo XI e faz ligações cruzadas com o colágeno IX.
Colágeno Tipo III
Contém fibras elásticas, servindo como uma espécie de amortecedor natural, sustentando e protegendo os órgãos internos.
Encontrado em vasos sanguíneos de calibres grossos, como artérias, além de estar presente em musculaturas lisas, como intestino e útero. Também é encontrado nos rins, baço e fígado.
Associa-se ao colágeno tipo I.
Colágeno Tipo IV
Diferentemente dos outros tipos, o colágeno do tipo IV não é formado pela associação de fibras, e sim por moléculas que se prendem umas às outras através das extremidades, formando então uma rede que se assemelha a uma teia de aranha.
Por conta dessa associação, promovem força e saúde à matriz de quase todas as células do organismo.
Na membrana basal, associa-se a outras moléculas, como colágenos tipo XV e XVIII.
Benefícios do Colágeno
Aumento de Massa Muscular
Por ser necessário para manutenção dos músculos, a suplementação de colágeno ajuda a aumentar a massa e a força muscular, promovendo a síntese de proteínas como a creatina.
Também pode ser útil para evitar a perda de massa muscular decorrente do envelhecimento e para pessoas com sarcopenia.
Prevenção de Rugas
O colágeno promove o fortalecimento e aumenta a elasticidade e hidratação da pele, ajudando na prevenção do aparecimento de rugas e linhas de expressão.
Além disso, estudos apontam que a suplementação de colágeno estimula a produção de outras proteínas que atuam na firmeza e elasticidade da pele, como elastina e fibrilina.
Fortalecimento dos Ossos
A diminuição na quantidade de colágeno consequente do envelhecimento deixa os ossos mais frágeis e menos densos, aumentando o risco de fratura, e diminuindo a capacidade de cicatrização.
A suplementação de colágeno ajuda no fortalecimento e aumenta a densidade dos ossos, reduzindo o risco do desenvolvimento de osteoporose e osteopenia.
Tratamento da Osteoartrite
A osteoartrite é uma doença que ocorre pelo desgaste da cartilagem, levando a inflamação, inchaço e dor nas articulações.
A cartilagem, formada principalmente por colágeno, tem como função o revestimento dos ossos, amortecendo impactos e impedindo o contato entre ossos.
Por conta da diminuição na produção de colágeno com o passar dos anos, há o aumento do risco do desenvolvimento da osteoartrite.
Estudos demonstraram que a suplementação de colágeno ajuda na redução da inflamação de articulações e no estímulo do corpo para produção de colágeno, diminuindo a dor e sendo útil no tratamento dessa condição.
Saúde Cardiovascular
Por fazer parte da estrutura das artérias, promovendo maior elasticidade dos vasos sanguíneos, o colágeno tem papel importante no transporte sanguíneo.
Quando ocorre a diminuição de colágeno, as artérias podem enfraquecer e ficarem mais frágeis, aumentando o risco de aterosclerose, que é caracterizada pelo estreitamento das artérias. Essa condição pode levar ao infarto ou acidente vascular encefálico (AVE).
A suplementação pode ajudar na saúde cardiovascular, reduzindo o risco de aterosclerose.
Saúde de cabelo e unhas
Por também fazer parte da composição dos cabelos e unhas, o colágeno aumenta o crescimento e elasticidade dos cabelos, bem como a resistência das unhas.
Colágeno Hidrolisado
O colágeno hidrolisado é obtido através do colágeno tipo I. Primeiro, realiza-se um pré-tratamento do material antes da extração, por meio de um tratamento químico que remove a gordura e elimina o cálcio.
Uma das formas de obtenção desse colágeno é por meio da extração das moléculas dos ossos e cartilagens de bois, que passam por um processo de hidrólise, fazendo com que seja absorvida mais facilmente pelo organismo.
Esse processo faz com que o colágeno se torne mais puro, concentrado e livre de gorduras.
Após processamento, ele pode ser apresentado na forma de cápsula ou pó. Pode ser diluído tanto em água como em outros líquidos, e consumido via oral ou utilizado em cosméticos.
Uso Tópico
Por apresentar propriedades hidratantes, regeneradoras e filmogênicas, o colágeno é um dos principais constituintes de formulações cosméticas. Tem alta capacidade de retenção de água, ajudando a manter o nível adequado de água na pele durante o dia.
Por conta de suas propriedades, tem a capacidade de formar uma película na pele, reduzindo a perda de água trans epidérmica, o que torna a pele com aspecto mais radiante, iluminada e hidratada.
Sua principal função nos cosméticos é a prevenção do envelhecimento. No entanto, também pode ser usado no seu tratamento.
Suplementação Via Oral
O colágeno hidrolisado é absorvido no trato digestivo, alcançando a pele em até quatro dias.
Por ser semelhante ao colágeno endógeno, especialmente o tipo I, seu efeito, além da reposição, também ocorre na promoção da síntese do colágeno do tipo I, desempenhando papel positivo no envelhecimento e outras desordens teciduais.
Por ter peso molecular baixo, tem sua absorção e biodisponibilidade facilitando.
A suplementação de colágeno por via oral é um assunto polêmico, já que não se chegou ainda a um consenso sobre sua eficácia. No entanto, estudos indicam benefício a saúde, além de que a suplementação é segura e não causa efeitos colaterais.
AGENDAMENTO ONLINE
Agende uma consulta através do nosso WhatsApp
Dra. Juliana Toma – Médica Dermatologista pela Universidade Federal de São Paulo – EPM
Clínica no Jardim Paulista – Al. Jaú 695 – São Paulo – SP
Agende uma Consulta e saiba mais sobre os tratamentos e protocolos estéticos mais indicados para potencializar suas características naturais.
Referências:
Bombana, V. B.; Zanardo, V. P. S. Uso do colágeno hidrolisado na prevenção do envelhecimento cutâneo. Perspectiva, Erechim. v. 43, n.161, p. 101-110, março/2019. Disponível em: https://www.uricer.edu.br/site/pdfs/perspectiva/161_750.pdf
Departamento de Patologia. Faculdade de Medicina. Universidade Federal do Rio de Janeiro. A matriz extracelular. Disponível em: http://patologia.medicina.ufrj.br/index.php/metodos-de-estudo/414-matriz-extracelular
Franzen, J. M.; Santos, J. M. S. R., Zancanaro V. Colágeno: uma abordagem para a estética. RIES, ISSN 2238-832X, Caçador, v.2, n.2, p. 49-61, 2013. Disponível em: https://periodicos.uniarp.edu.br/index.php/ries/article/view/161/171
Wieczorek, C.; Oliveira, M. M.; Machado, K. E. Benefícios do Colágeno Hidrolisado na Prevenção e no Tratamento do Envelhecimento Cutâneo. Revista Saúde em Foco, Teresina, v. 8, n. 1, art. 3, p. 31-47, jan./abr. 2021. Disponível em: http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/saudeemfoco/article/view/2269/491492992
Clínica localizada na região dos Jardins em São Paulo
Conta com estacionamento coberto no local com manobrista gratuito. Amplas instalações modernas. A clínica está pronta para receber seus pacientes de forma especial, e utilizar últimas tecnologias do mercado de maneira eficaz.
Dra. Juliana Toma
Médica dermatologista, com Residência Médica pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP-EPM).
Especialização em Dermatologia Oncológica pelo Instituto Sírio Libanês. Fellow em Tricologia, Discromias e Acne pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Pós-Graduação em Pesquisa Clínica pela Harvard Medical School – EUA
CONHEÇA A EQUIPE