O método mais rápido e eficaz para remover tatuagem é o laser, mas o tempo para isso vai depender de uma série de fatores, como tamanho do desenho, pigmento que foi depositado na pele, se é nova ou mais antiga, profissional ou não e principalmente a cor da tinta.
Leia também: Remoção de tatuagem – como funciona
Os feixes de luz infravermelha penetram na pele, removendo de forma parcial o desenho no momento do procedimento. Os disparos dão início ao processo de fagocitose pelos melanócitos, que terminam o “serviço” da remoção.
Continue lendo o post e descubra como funciona o laser, a quem é recomendado, além de outros métodos rápidos e seguros.
Acompanhe.
Porque o laser é mais rápido e eficiente para a remoção de tatuagem?
O laser atinge diretamente o pigmento de tinta, quebrando-o em pequenas partes menores, assim o sistema de defesa consegue fagocitá-los, algo que não consegue fazer com a tatuagem, por isso elas são permanentes.
Quando o laser quebra o pigmento os macrófagos podem destruir os pedaços menores e eliminá-los do organismo pelo sistema linfático.
Então porque é comum vídeos em que o laser remove a tatuagem no momento do disparo?
Dependendo da cor do desenho (geralmente tons escuros), o feixe tem um poder de ação maior, por isso os disparos conseguem “apagar” com facilidade o desenho durante a sessão de laserterapia.
Nem sempre os disparos são suficientes para remover na primeira sessão, mas nos dias seguintes os macrófagos vão agir e a tendência é que o desenho fique mais claro enquanto a área cicatriza.
Determinadas cores são mais difíceis de quebrar com o laser, pois se assemelham a cor do feixe de luz emitido pelo aparelho. Isso dificulta que o pigmento absorva aquela luz e seja quebrado. Para contornar a situação, o dermatologista pode usar outro tipo de laser ou comprimento de onda para ser mais efetivo.
E quanto tempo demora para remover completamente uma tatuagem com laser?
O tempo está diretamente ligado ao número de sessões, o que vai depender do tamanho da tatuagem, cor, onde está localizada, tipo de tinta, se é profissional ou não e como o organismo vai responder ao tratamento.
Apesar do laser realmente começar a remoção assim que dispara, o sistema de defesa e sistema linfático de cada pessoa “trabalha” de uma forma diferente, o que pode retardar ou acelerar o processo de destruição do pigmento.
Há outras vantagens em optar pelo laser. Trata-se de um método quase indolor, com poucas restrições ou efeitos colaterais. Qualquer pessoa acima dos 18 anos pode se submeter, exceto lactantes, gestantes e pessoas com infecções em regiões próximas à tatuagem.
Os efeitos colaterais são mínimos se o paciente seguir as orientações profissionais.
Remoção de Tatuagem com Laser
Livre-se de tatuagens e micropigmentações indesejáveis ou mal-feitas em algumas sessões.
Renove sua autoestima com a remoção a laser.
Centro de Dermatologia – São Paulo – SP
Como acelerar o processo de remoção?
Não há uma receita mágica para acelerar o processo de remoção da tatuagem. O paciente pode seguir as recomendações do dermatologista, como evitar exposição solar, aplicar a pomada receitada e ingerir bastante líquido para que a área tratada se recupere para uma nova sessão.
No entanto, qualquer receita que promete, tanto remover a tatuagem como acelerar o processo, deve ser evitada, pois além de não funcionar, pode lesionar a área, causando cicatrizes ou retardando a cicatrização.
A cirurgia é um procedimento rápido?
A remoção cirúrgica também é um procedimento relativamente rápido, com duração média de 30 minutos, dependendo do tamanho do desenho. Nele, o dermatologista ou cirurgião plástico (somente esses dois profissionais podem conduzir a cirurgia), retira toda a porção de pele com o desenho, faz o estiramento e sutura do tecido adjacente para cobrir a área.
Assim que o paciente sai do consultório já está sem a tatuagem, no entanto, há o processo de recuperação e retirada dos pontos após a cicatrização. É um método eficiente, porém, pode ser necessário o enxerto de pele de outro local do corpo, o aumenta o tempo de recuperação e o resultado geralmente deixa uma cicatriz.
Quais os demais métodos seguros para remoção?
Outros métodos para a remoção são relativamente seguros e eficientes, mas o tempo total para remoção pode demorar mais de um ano.
Os mais usados, além do laser e da remoção cirúrgica, são:
Peeling
O peeling utiliza uma substância ácida para provocar uma esfoliação profunda, dessa forma, as camadas de pele são removidas juntamente com a tatuagem. Ocorre que o procedimento não ocorre em uma única sessão e é preciso que a região cicatrize para uma nova.
Além de lento, é um método doloroso e que também pode deixar cicatrizes/manchas.
Dermoabrasão
A dermoabrasão parte do mesmo princípio do peeling, no entanto, utiliza-se lixas ou aparelhos específicos. O aparelho realiza a esfoliação profunda, a ponto de retirar as camadas de pele e o pigmento. Assim como o peeling, são necessárias várias sessões.
Alguma receita caseira é rápida e eficaz?
Não, qualquer receita que promete fazer a remoção rápida e eficaz de tatuagens não é segura, nem eficaz. Limão, sal, mel ou qualquer outro método que não seja conduzido por um dermatologista pode trazer consequências sérias.
Os procedimentos apresentados devem ser feitos somente em consultório dermatológico e por profissionais, que orientam o paciente, sanam as dúvidas e fazem todo o acompanhamento para chegar ao melhor resultado possível.
Leia também: Remoção de tatuagem – como funciona
AGENDAMENTO ONLINE
Agende uma consulta através do nosso WhatsApp
Dra. Juliana Toma – Médica Dermatologista pela Universidade Federal de São Paulo – EPM
Clínica no Jardim Paulista – Al. Jaú 695 – São Paulo – SP
Agende uma Consulta e saiba mais sobre os tratamentos e protocolos estéticos mais indicados para potencializar suas características naturais.
Clínica localizada na região dos Jardins em São Paulo
Conta com estacionamento coberto no local com manobrista gratuito. Amplas instalações modernas. A clínica está pronta para receber seus pacientes de forma especial, e utilizar últimas tecnologias do mercado de maneira eficaz.
Dra. Juliana Toma
Médica dermatologista, com Residência Médica pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP-EPM).
Especialização em Dermatologia Oncológica pelo Instituto Sírio Libanês. Fellow em Tricologia, Discromias e Acne pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Pós-Graduação em Pesquisa Clínica pela Harvard Medical School – EUA
CONHEÇA A EQUIPE